top of page
Buscar
associacaoclubejazz

500 anos do Foral de Baltar


500 anos do Foral de Baltar comemorado no âmbito do Encontr'Artes

11, 12 e 13 de junho de 2015

As festividades da comemoração dos 500 anos da concessão do Foral de Baltar foram integradas na edição deste ano do Encontr’Artes, que decorreu entre 11 e 13 de junho, como sempre promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes em parceria com a Junta de Freguesia de Baltar, o Agrupamento de Escolas de Baltar e a Associação Clube de Jazz local.

As celebrações arrancaram, na noite desta quinta-feira, com a apresentação do Foral pela historiadora Professora Doutora Alcina Martins e com a inauguração de duas exposições, Aguarelas da Rota do Românico e Trabalhos Sobre o Foral – esta última, elaborada pelos alunos das Escolas de Baltar e do Emaús. A abertura das exposições contou com a colaboração especial do colégio Casa Mãe.

Ainda durante o programa da primeira noite houve um recital de nyckelharpa, instrumento da época que está bastante em voga desde as últimas décadas do século passado, numa interpretação do professor Aires Montenegro.

A recriação de uma feira quinhentista, sexta-feira e sábado, foi outra da atracões das comemorações, com mais de cinco mil pessoas a visitarem, ao longo dos dois dias, o espaço animado pelas diversas barraquinhas das escolas do Agrupamento de Baltar e das associações locais. A animação da feira culminou com a atuação da Banda Filarmónica de Baltar na noite de sábado.

Os três dias de comemoração dos 550 Anos do Foral de Baltar terminaram no sábado, no auditório Baltar’Arte”, com representação da peça de teatro “Viajar em Baltar 15-15”, uma adaptação para a atualidade do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente feita pela encenadora Ana Perfeito e levada a cena pelo Grupo de Teatro da Associação Clube Jazz de Baltar.

“Estas comemorações foram importantíssimas para Baltar e para o concelho de Paredes. Foi a forma encontrada para trazer ao presente um passado que nos orgulha e que alimenta a nossa memória coletiva. A todos quantos colaboraram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa o meu muito obrigado”, diz Hermínia Moreira, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes.

Números dos 500 Anos do Foral de Baltar.

- Mais de 5.000 visitantes

- 800 figurantes

- 40 tendas de mercador

- 150 pessoas envolvidas na peça de teatro


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page