Teatro em Baltar 28 e 29/06/2025
- associacaoclubejazz
- há 3 dias
- 2 min de leitura

O Grupo de Teatro da Associação Clube Jazz de Baltar apresentou em estreia a peça "Canção de Lisboa" no Auditório da Baltararte, em Baltar, nos dias 28 e 29 de junho. O evento fez parte do projeto da autarquia de promoção do teatro amador "Paredes no Palco". Estiveram presentes os Vereadores Beatriz Meireles e Elias Barros, bem como o Presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho. As duas sessões do evento contaram com casa cheia, com mais de 250 espectadores a assistir ao espetáculo.
SINOPSE
No filme “A Canção de Lisboa”, lançado em 1933, Vasco Leitão, estudante de Medicina em Lisboa, vive da mesada de umas tias de Trás-os-Montes que nunca vieram à capital e o consideram um excelente aluno. O Vasco, porém, prefere os retiros de fado, os arraiais, os bailes e as mulheres bonitas. Especialmente Alice, uma costureira do Bairro dos Castelinhos, o que não agrada ao seu pai, o intratável alfaiate Caetano, que conhece bem o rol das dívidas do Vasco e a sua vida de boémio. Esta versão teatral é uma adaptação do argumento de José Cottinelli Telmo e José Galhardo, que resgata a memória de expressões inesquecíveis como “Chapéus há muitos, seu palerma!” e o “Esternocleidomastoideu” e homenageia todos os que permitiram que este se tornasse um clássico do cinema português!
FICHA TÉCNICA
TEXTO – A partir do argumento do filme “A Canção de Lisboa”, de José Cottinelli Telmo e José Galhardo
ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO – Ana Perfeito
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO – Cidália Pereira; Inês Rodrigues
INTERPRETAÇÃO – Ana Castro, Ana Paula Reis, Ana Sofia Silva, Bruno Costa, Cidália Pereira, Didinho Pereira, Elisabete Rodrigues, Inês Rodrigues, João Gomes, Letícia Garcez, Luís Cruz, Margarida Ramiro, Nanda Sousa, Nuno Ribeiro, Ricardo Rodrigues, Rita Costa, Susana Moreira
SELEÇÃO DE BANDA SONORA – Ana Perfeito
MÚSICOS AO VIVO – Abílio Sousa, Bruno Costa, Susana Moreira
SELEÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGEM E VÍDEO – Querubim Moreira
OPERAÇÃO DE SOM E IMAGEM – Querubim Moreira, Ana Perfeito
OPERAÇÃO DE LUZ – Céline de Sousa
CENOGRAFIA E ADEREÇOS – Associação Clube Jazz de Baltar
APOIO TÉCNICO – Zé Maria Pereira
GUARDA-ROUPA – Associação Clube Jazz de Baltar
CARTAZ – Ilustração: Maria das Letras; Composição: Querubim Moreira
AGRADECIMENTOS – Município de Paredes; Junta de Freguesia de Baltar
E a todos os familiares e amigos que colaboraram na construção e transporte do cenário, guarda-roupa e adereços.
Comments